O que saber o que plantar e em que mês?

Se é um principiante que se vai aventurar pela primeira vez a ter uma horta, talvez tenha encontrado logo um obstáculo: como saber o que plantar em que mês? 

Alguém lhe disse que é em Fevereiro que deve plantar os alhos, mas o tomate só pode ser em Março. Depois, no Verão é tempo de plantar o que vai nascer no Outono: as abóboras, as cenouras, as beterrabas. Nem todas as plantas demoram o mesmo tempo a dar frutos, por isso é difícil de se orientar. Será que há algum truque para saber o que plantar em que mês?

Ora bem, a melhor maneira de saber o que plantar na sua horta e em que mês é comprar um almanaque. O almanaque mais conhecido em Portugal é o Borda d’Água, que indica o que cultivar em que mês segundo a zona do país (Norte/ Centro/ Sul). O Borda d’Água existe desde 1929 e tem toda a informação que precisa para cultivar a fruta e legumes tradicionais.

Se quiser cultivar uma fruta ou legume que não seja comum em Portugal, pode ter de pesquisar melhor sobre as condições mais favoráveis a essa planta. Por exemplo, o chuchu (conhecido também como pimpinela na Madeira) pede temperaturas entre os 20 e os 27ºC, por isso deve plantar no Verão, em Junho ou Julho. 

Contudo, as plantas que não são comuns aqui podem não se dar bem no nosso clima. Talvez precisem de uma estufa, de um adubo específico ou de outros cuidados. Procure ajuda em fóruns online ou em grupos de Facebook, por exemplo. Hoje em dia, já há muitos grupos e muitas empresas que se dedicam a vender materiais para hortas urbanas.

Se gostava de ter a sua própria horta mas não tem paciência para comprar sementes, plantar todos os meses, limpar a horta, colocar algo para as pragas, colher e recomeçar tudo outra vez, contrate um jardineiro. Encontre jardineiros ou serviços de jardinagem na sua cidade e veja a sua horta florescer! 

Deixe um comentário