
A preocupação e a ansiedade são uma vantagem evolutiva. Os nossos antepassados precisavam dessa ansiedade para reagir aos perigos da natureza! No entanto, com o nosso estilo de vida actual, essa ansiedade e níveis de preocupação excessivos tornam-se um problema.
Entende-se por preocupação excessiva algo que interfere com o seu dia a dia, mexe com os seus padrões de sono e se manifesta através de inúmeros sintomas físicos, como tonturas, palpitações, dificuldade em respirar, formigueiros e outros sintomas inespecíficos.
As pessoas com preocupação excessiva e ansiedade têm maiores níveis de cortisol, adrenalina e noradrenalina no sangue, o que significa que estão em risco de ter a tensão mais alta e desenvolver arritmias cardíacas. Por isso, é essencial tentar controlar os níveis de tensão e ansiedade.
Uma das melhores dicas para lidar com a preocupação excessiva é deixar de estar sempre a pensar nos “e se…”. Precisa de aceitar que não consegue controlar tudo e que algumas coisas na vida o vão surpreender. Aliás, a prova disso mesmo é que não consegue controlar os pensamentos intrusivos.
Se precisa de ajuda a controlar a sua ansiedade ou preocupação, experimente começar a fazer terapia em consultas de psicologia. Pode encontrar consultas de psicologia no Porto e consultas de psicologia em Lisboa para desfazer crenças limitantes e lidar com a sua ansiedade.
A terapia cognitivo-comportamental é uma das terapias clássicas para lidar com este tipo de transtornos. Por isso, é conveniente procurar um psicólogo experiente, que lhe possa dar algumas dicas sobre controlar a respiração durante um ataque de pânico, por exemplo, e que lhe possa prescrever diversos execícios para relaxar a mente.