Quais são os requisitos necessários para ser personal trainer?

lawrence wilcox o/ Unsplash

Hoje em dia, cada vez mais pessoas querem fazer exercício e o culto do corpo. Muitas vezes, fazem-no com a ajuda de um personal trainer. Contudo, ainda há muitas dúvidas sobre os requisitos necessários para ser personal trainer em Portugal e o que fazem exactamente.

Quer esteja à procura de um personal trainer, quer esteja a pensar trabalhar como personal trainer, a primeira coisa que deve saber é que a profissão não está regulamentada em Portugal. Isto é, não está enquadrada na nossa lei laboral e não há requisitos legais para exercer como “personal trainer”.

Formação para ser personal trainer

Muitas vezes, as pessoas que trabalham como personal trainers têm uma formação superior em Educação Física e Desporto. No entanto, também existem outros títulos profissionais, como o título profissional de treinador desportivo e o título profissional de técnico de exercício físico, que são válidos por 5 anos.

Estes títulos apenas exigem formação equivalente a 5 créditos. Cada crédito equivale a 5 horas de formação presencial ou 10 horas de formação à distância, portanto pode ser técnico de exercício físico com uma formação presencial de 25 horas ou uma formação de 50 horas online. 

Além desta formação, também pode precisar de um seguro de trabalho e de responsabilidade civil se quiser exercer como personal trainer por sua conta. Finalmente, pode querer especializar-se numa modalidade específica (yoga, pilates, crossfit, etc). Isto exige formação extra, que varia consoante a modalidade que escolher. 

Outros requisitos para ser personal trainer

Um bom personal trainer não precisa só de reunir conhecimentos sobre desporto e o corpo humano. Também precisa de ter outras características, “soft skills”, que lhe permitem estabelecer uma relação de confiança e proximidade com os seus clientes. Precisa de saber ouvir, saber motivar e ter paciência. E, se quiser trabalhar por sua conta, também precisa de fazer o seu próprio marketing e procurar sítios onde anunciar os seus serviços de personal training.

Resumindo: se está à procura de um personal trainer ou de outros serviços de bem-estar, não vai encontrar actividades regulamentadas. Precisa de verificar as qualificações de cada profissional e ler críticas de antigos clientes para saber se é a pessoa certa para acompanhar esta etapa.

Deixe um comentário